Antes que alguém me mate por esse título, deixa eu me explicar. Vim aqui no Cult hoje pra falar justamente sobre essa "nova" ramificação do Design, o Design de Superfícies.
No cenário em que vivemos atualmente, a concorrência entre as empresas cresceu substancialmente, então, tem-se buscado com muito mais freqüência o design como saída para que as embalagens possam se destacar umas das outras. E o design de superfície tem sido um desses meios.
Ele recebeu esse nome por causa da designer Renata Rubin, que voltando dos Estados Unidos em 1987, traduziu o termo surface design, agora sendo expandido a todas as superfícies.
Sendo assim, através do design de superfície, espera-se poder agregar valor estético ao produto, no intuito de desencadear um processo de estímulos visuais que possam personalizá-lo, e, com isso, gerar estímulos aos consumidores para que seja possível aumentar a venda do produto.
No cenário em que vivemos atualmente, a concorrência entre as empresas cresceu substancialmente, então, tem-se buscado com muito mais freqüência o design como saída para que as embalagens possam se destacar umas das outras. E o design de superfície tem sido um desses meios.
Ele recebeu esse nome por causa da designer Renata Rubin, que voltando dos Estados Unidos em 1987, traduziu o termo surface design, agora sendo expandido a todas as superfícies.
Sendo assim, através do design de superfície, espera-se poder agregar valor estético ao produto, no intuito de desencadear um processo de estímulos visuais que possam personalizá-lo, e, com isso, gerar estímulos aos consumidores para que seja possível aumentar a venda do produto.
Antes, os materiais dos produtos eram escolhidos de acordo com o que existia no mercado. Porém, hoje, a superfície se tornou, de fato, um tópico de design sendo aplicado em quaisquer materiais, concretos ou virtuais. E essas aplicações são visíveis no nosso dia-a-dia, pois as superfícies adquirem cada vez mais importância. Estão nos impressos, nos tecidos, nas embalagens, nas revistas, cartazes e em outros meios de comunicação. Em comparação ao passado, pode-se dizer que hoje elas são muito mais como uma espécie de mídia propagadora da linguagem visual que se associa com a arte como fonte inspiradora.

Pra mim, o design nunca será apenas uma característica visual, mas também um conceito. Conceito representado através de pesquisas das tendências do mercado que se fundem, sempre buscando comunicar a linguagem de um determinado produto. E como a superfície está adquirindo cada vez mais importância no nosso mercado, pode-se compreender a infinidade de suportes com os quais podemos contar.

O Design de Superfície aplicado a embalagens faz parte do suporte de papelaria onde atua criando superfícies para papéis de embrulho, embalagens, produtos descartáveis e materiais para escritório. Essas superfícies podem ser exploradas de várias e várias formas, pois a metodologia de criação do design de superfície permite que a criatividade flua de forma ampla e, muitas vezes, conceitual.


Para quem curtiu o assunto que quiser saber mais sobre, indico dois livros bem legais escritos pelas principais autoras da área:
• Desenhando a Superfície - Renata Rubim
• Design de Superfície - Evelise Anicet Ruthschilling
E para quem quiser ver mais referências de embalagens é só entrar no The Dia Line, no Deisgn on the Rocks e no Lovely Package.
Mais sobre o tema também no meu blog, www.ohperablog.blogspot.com

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