sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PLAYLIST #1 - Igor Gazatti

10 músicas que não saem da sua playlist. Essa é a premissa da nova seção do Cultbox, que a cada semana trará um convidado ilustre para compartilhar conosco sua listinha de carmas musicais.
E para atirar as primeiras fichinhas, nada melhor que um ídolo nosso e músico profissa e profundo conhecedor de um bom som. Com vocês, nosso amigo, Igor Gazatti.
Como o próprio nos escreve: - Amanhã o playlist poderia ser completamente diferente. Mas hoje é esse aqui:

Loran’s Dance – Idris Muhammad
Muhammad é um batera clássicão do jazz funk. Mas a grande parada dessa música é o tema do sax (tenor?). Gruda na cabeça e o cara depois fica assobiando por aí. A música passa uma coisa muito boa. Tipo final de tarde na piscina, uísque 12 anos na mão, gatinha do lado. Sampleada em “To All The Girls”, do Beastie Boys.
lastfm

Message From A Black Man – The Heptones
Versão jamaicana de um clássico dos Temptations. O trio vocal Heptones em sua melhor fase, propagando o discurso de Martin Luther King. Uma guitarrinha com tremolo costura a música inteira deliciosamente. “Ei, não é aquela música do Mos Def?” Não, véio. Mas foi daqui que ele tirou a batida.

This Life Makes Me Wonder – Delroy Wilson
O Jonny Greenwood do Radiohead foi convidado pelo Trojan para fazer um apanhado do infinito catalogo de ska, reggae e dub do selo. Deu no excelente “Jonny Greenwood Is The Controller”. Essa música do Delroy Wilson veio de lá. Groove fantástico com aquele som de fita já gasta. Num disco cheio de pedras, essa é uma das mais foda.

Flip Ya Lid – Nightmares On Wax
Essa é do ótimo “In Space Outta Sound”, primeiro disco que ouvi dos caras. Não sei muito sobre eles. Mas a mistura de hip hop, dub e eletrônica me agrada demais. Beat bem espaçado, baixo gordo e preguiçoso, reverbe elegante na voz. Todos os timbres muito bem escolhidos. Desce fácil, com ou sem gelo.

Rosa Menina Rosa – Céu
Rolou uma gravação dos Sebozos Postizos ao vivo tocando essa musica do Jorge Ben uns tempos atrás. Aqui são os caras de novo: Pupillo, Dengue, Lúcio. Só que em vez do Jorge du Peixe, a voz é da Céu. E a Céu tem uma voz muito linda. A versão está no segundo álbum dela, Vagarosa. Bom todo.

Ringa Ding Ding Ding – Lord Newborn And The Magic Skull
Projetinho doente que tem o tecladista Money Mark, o guitarra Tommy Guerrero e o muito doido Shaw Lee como protagonistas. Três monstrinhos se divertindo com jazz, funk e soul. A intro tem uma batera bem seca, uma guitarra meio bêba. Depois descamba pra um teminha tocado no celular. Coisa fina, vá pelo cara.

Doido – Cidadão Instigado
Mais uma de Catatau e sua turma. Confissão de um cara que tá ficando louco para outro que já é. Riffs muito bons vão conduzindo a narrativa. Tem uma hora que tudo pára e a gente só escuta as vozes dentro da cabeça dele. Uhuuuu, disco que o Cidadão lançou há uns meses tá na minha lista dos melhores do ano.


Paranoid (Is It Any Wonder?) – The New Mastersounds
Jam fantástica deste quarteto inglês em cima do riff clássico do Black Sabbath. O negócio aqui também é pesado e barulhento, mas passa longe do metal de Ozzy e Iommi. Os caras mandam muito bem. A Faixa aqui em cima é a minha preferida do álbum 102 Per Cent lançado em 2006 pelo One Note Records.

Killing Floor – Afrodizz
O Afrodizz é uma banda de afrobeat do Canadá. Mas ouvindo o som, não tem quem diga. Inspirados nos nigerianos Fela Kuti e Tony Allen, fizeram essa bomba, que abre o disco Froots. Batera, baixo, guita, metais e percussão numa levada muito nervosa, cada qual com o seu espaço. Gosto como os vocais encaixam numa linha meio hip hop.

Organ Donor – Lefties Soul Connection
Versão orgânica de uma música do DJ Shadow. Outra banda de nu funk com formação igual a do Meters: guitarra, baixo, teclado e bateria. Tudo na cara, sem frescura. Do meio pro fim a turma deixa o batera tocando sozinho uns 30”. Pra você recortar no computador e gravar por cima qualquer coisa.

Clica aqui pra baixar o Playlist#1 (71,5 MB)
Link pra baixar a capinha.

4 comentários:

Natasha

Se eh Igor q ta falando vou baixar tudim :)

Daniel Pinheiro

Absolutamente fodas. Tô escutando tudo, e não tem outro comentário: fodas. Por sinal, parabéns pelo blog. Tá cada vez melhor.

Anônimo

fudeno! zaion is the selector

[voltar ao topo]