quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A moda é mob \o/\o/\o/\o/\o/\o/

Você está andando calmamente pela rua, quando de repente uma, duas, dezessete, váááárias pessoas começam a se aglomerar e fazer uma dança esquisita. De início você fica aturdido, "mas o que é isto, companheiro, estão ficando loucos?", até que você para e percebe: "Ahhh, é só mais um flash mob". Não se sentiu contemplado nesta descrição? Não entendeu nada? Então...

Segundo o Wikipédjia, "Flash Mobs são aglomerações instantâneas de
pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social" (ou seja: um bando de gente reunida fazendo alguma coisa engraçadinha para ser filmada e que esperam virar hit no Iutiubiu). Exemplos que você deve ter visto: Pillow Fight, Zombie Walk, Black Eyed Peas no programa da Oprah ou o estátua! na Grand Central em Nova Iorque.


Brincadeiras à parte, esse tipo de mobilização über bombou este ano, e a equipe de reportagem do Cultbox não poderia ficar fora do hype.

O @naosalvo fez o favor de escolher o top #8 do ano na opinião dele (que eu também concordo, devo dizer rs) que você pode conferir clicando aqui.

Ainda surfando no hype, os flash mobs ganharam até programa de televisão no Multishow, o MOB Brasil, apresentado pela Didi Wagner. Ouqueis, agradecemos a iniciativa, mas pra ser sincera, fora do programa não vi NENHUM dos mobs organizados por eles. Não dá pra ser forçadamente cool, né? Na verdade, a falha do programa é essa: empurrar o mob com uma 'causa' goela abaixo, pra 'educar' os jovens do país com um approach 'descolado'. O episódio de hoje é com o vocalista do Fresno. Bem, tirem suas próprias conclusões. Confira clicando aqui.

Como não poderia deixar de ser, é lóóóógico que nós, publicitários, não poderíamos perder a oportunidade de utilizar os flash mobs para fazer um viralzinho, não é mesmo? Eu mesma vi uma ação da @conexaovivo no Recife Antigo no final de semana passado, mas ainda desconheço os resultados (alô, produção?). Na minha humilde opinião, o melhor uso de flah mob para uma marca vai para a T-Mobile, com a famosa aglomeração da plebe rude londrina na Trafalgar Square cantando "Hey Jude".


Se me perguntassem o futuro dos mobs pra 2010, eu diria: #temdemsia. Aposto sim, cada vez maiores e mais inusitados, com mais 'amor à marca', como no caso da T-Mobile, ou com mais 'amor à causa', como este aqui de Outubro pra o 'movimento' Hopenhagen (queu gosto muitcho!)

Afinal, quem não quer te
r seus 2:23 minutinhos de glória, nem que seja anônimo junto à mundiça (risca) multidão, não é mesmo?

Ps: Aproveitando a atenção do querido leitor, em breve faremos uma tentativa de flash mob no carnaval recifolindense. Aguardem mais instruções e... Se liga no flash

3 comentários:

Thiago Nascimento

Bacana o post, Luck. Viram esse mob: http://www.youtube.com/watch?v=GF90NoEJ-uE Só não sei se isso é bom. =)

Matheus Gama

E as cem mulheres vestidas de Beyoncé em Trafalgar Square também foi um flashmob legal do ano.
E o precursor de todos... quem seria, Srta. Lucky?

Sukai

Tem um site brasileiro que tem todas as informações de flash mobs.
www.mobrasilnews.com

[voltar ao topo]