quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Primeira Impressão: Hellboy II

Quando Guillermo del Toro foi anunciado como o homem que comandaria o prequel de O Senhor dos Anéis fiquei tranqüilo. Ainda que preferisse a volta de Peter Jackson, que optou apenas por produzir O Hobbit, del Toro é a escolha mais óbvia se levarmos em consideração o currículo recheado por películas que retratam um universo fantástico de criaturas excêntricas, empregando sempre um estilo artesanal próprio.
Hellboy II: O Exército Dourado é seu último exercício antes da nova empreitada. E trata-se exatamente disso, um exercício que custou U$ 85 milhões aos cofres da Universal, conseguido graças ao sucesso do primeiro filme de 2004 e a repercussão mundial de O Labirinto do Fauno. Com o caixa cheio, Del Toro pode contar a história como queria, numa escala maior, incluindo muito mais criaturas e abusando na composição artística e nos efeitos especiais.
Neste novo capítulo, enquanto Hellboy (Ron Perlman) tenta lidar com seus problemas de aceitação e com o novo diretor da Agência de Pesquisa e Defesa Paranormais, uma antiga trégua entre a humanidade e os filhos da Terra é rompida e o príncipe Nuala ameaça despertar o terrível Exército Dourado para tomar de volta o mundo que antes pertencia ao seu povo.

Apesar da aparência durona, o demônio vermelhão é ultra carismático, mas é atrapalhado por uma trama que promete e não chega a empolgar, nem quando o tal exército desperta e o cara tem de botar pra quebrar. Tudo é muito bem feito, a fotografia é impecável, mas sinto que ainda falta um pouco de açúcar nos filmes de del Toro. Não sei explicar se são diálogos melhores escritos, movimentação de câmera mais agressiva ou pura implicância, mas falta a carninha do miolo da pitomba.
Hellboy II diverte bastante em suas quase duas horas de projeção. É despretencioso (se é que se pode dizer isso de um filme com tal orçamento), leve e bem-humorado, porém nada que se compare a um The Dark Knight (aí também já é querer demais). Vale, com certeza, uma ida ao cinema para conferir. Fica agora a torcida pra que esse tenha sido só um esboço do que Del Toro pretende fazer com O Hobbit, porque pra conseguir chegar ao mesmo patamar do que já vimos com a trilogia original ele ainda terá que ralar um pouquinho.



Hellboy II: O Exército Dourado estréia no Brasil dia 5 de setembro.

Avaliação: 7,5

0 comentários:

[voltar ao topo]