segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Britânico criou iPod em 1979

Ou quase isso.
A Apple reconheceu em documentos oficiais que o britânico Kane Kramer, 52, é verdadeiro "pai" do iPod. O sujeito ainda não recebeu um centavo pela invenção e vive hoje na maior pindaíba.
Segundo reportagem do tablóide britânico "Daily Mail", a Apple só reconheceu a paternidade do aparelho para ganhar forças em uma disputa judicial contra a empresa Burst.com, que dizia ter patentes para a tecnologia do iPod e queria uma parte do faturamento da Apple.
Kramer criou um aparelho em 1979, quando tinha apenas 23 anos, capaz de armazenar apenas 3,5 minutos de música em um chip. As imagens do aparelho lembram bastante um iPod, no tamanho, posição da tela e o controle de navegação.
Ele fechou um acordo com uma empresa para desenvolver o produto. Mas, em 1988, a aliança foi rompida e ele ficou sem dinheiro para renovar as patentes e perdeu o controle sobre a tecnologia.
No momento, ele trabalha em uma invenção chamada Monicall, que permite que usuários gravem ligações telefônicas e as enviem por e-mail como um arquivo de áudio.

Via Folha de São Paulo

0 comentários:

[voltar ao topo]