quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O melhor seriado de todos os tempos

Acho que o que eu vou escrever agora vai causar controvérsia e até alguma polêmica. Mas é bom reforçar que tudo não passa de uma opinião, nesse caso a minha, e você, nem ninguém, deve achar que eu to querendo colocar isso como verdade. Então, só pra adiantar, esse post é sobre um tema que 9, entre cada 10 leitores desse blog curte muito. Seriados de TV. Não sei, mas eu me sinto um E.T quando tocam nesse assunto. Heroes, Prison Break, Lost, Supernatural. Nada disso, absolutamente nada, me atrai. Não consigo ver graça em nenhum desses seriados que fazem muita gente passar horas a fio em frente a televisão (ou computador) assistindo sem parar ou conversar sobre os mistérios de uma ilha deserta, super heróis com poderes incríveis ou prisioneiros mothafuckas. Pra mim, o melhor de todos os seriados, não tem nada de especial. Ele só mostra o dia-a-dia de um menino. Uma pessoa normal, cheia de defeitos, anseios, medos, uma namoradinha e uma vontade danada de viver. Ele não é comentado em rodinhas de admiradores do formato, nem tem uma nova temporada por vir. Na verdade, ele foi escrito até 1993. Exatos 17 anos: idade de muitos fãs dos seriados de hoje em dia. Protagonizado pelo ator-mirin Fred Savage, Anos Incríveis (Wonder Years) foi um seriado criado pela NBC, uma rede de TV americana, que narra a história de uma criança, posteriormente de um adolescente, que vive na conturbada década de 60 em uma cidade pequena dos Estados Unidos.

Eu posso ressaltar várias coisas bacanas dessa história, mas a que mais atrai é o fato de tudo ser narrado pelo protagonista, só que já adulto. É como se ele pudesse assistir um compacto com os momentos mais importantes da juventude dele. O engraçado é que mesmo sendo caladão, impaciente e até meio marrento, Kevin Arnold consegue ser cativante. Acho que pela forma como ele mesmo, mais velho, explana os acontecimentos com a visão de alguém que viveu e aprendeu o que era aquilo tudo.

Fora isso, a trilha usada, a personalidade encarnada por cada personagem, as referências de uma década em que a cultura pop explodia e a sensibilidade de um menino que tentava se adaptar a tudo isso são outros pontos que fazem de Anos Incríveis, pelo menos pra mim, ser o melhor seriado de todos os tempos. Um documentário mostra os bastidores da série, uma conversa com diretores, roteiristas e, claro, com os atores.

Dá pra notar que o clima transmitido pelo seriado saltou pra fora da tela e atingiu todos os envolvidos na produção. Assistir a isso tudo e comprovar que o programa é a leitura fidedigna de uma geração só faz dele ainda mais apaixonante. Então, eu recomendo, e recomendo muito. Você vai rir, chorar, se angustiar e sentir na pele, de novo, o que é ser adolescente. Eu senti.


3 comentários:

Unknown

queria o box com todas as temporadas!

Danilo Portela

Eu não perdia um. Foram anos incríveis.

[voltar ao topo]