terça-feira, 13 de julho de 2010

Viva o Rock and Roll

Antes de começar a escrever, vou pedir que você coloque pra tocar um rock and roll ao seu gosto.

ImageHost.org

Pouco importa, mas essa foi a música que me introduziu o rock and roll. Presente no Nine Lives, disco lançado pelo Aerosmith em 1997, ela foi a minha porta de entrada para esse estilo que fascina tanta gente, há mais de 60 anos. Por falar em Aerosmith eles surgiram na década de 70 e continuam fazendo turnê e gravando discos há mais de 40 anos. Em contraponto, uma dezena de grandes bandas acabaram com muito menos tempo. Os exemplos são vários: Beatles, Doors, Led Zeppelin, Nirvana e tantas outras. Mas por que as bandas de rock and roll acabam, em geral, tão rapidamente. O rock é efêmero?




Não, acho que não. O rock é imortal (sem exageros). O que eu quero dizer é que o rock é grande, tem poder e atravessa gerações, décadas. No início dos anos 50 um grande cantor americano declarou publicamente que o estilo não agradava a ele, que era uma barulheira infernal e que estava longe de ser música. Alguns muitos anos depois, Frank Sinatra convidou Bono Vox para cantar I´ve Got You Under My Skin em um disco intitulado Duet´s. Era Sinatra, o tal cantor que criticou publicamente o rock e também foi ele quem convidou o líder de uma das maiores bandas das últimas 3 décadas para participar de um de seus últimos e mais memoráveis trabalhos.



Uma vez eu ouvi que o rock iria salvar o mundo e pode até soar besteira. Mas basta fazer um retrospecto e enxergar o que fizeram líderes como John Lennon, George Harrison, Marvin Gaye, Bobby Geldof, o próprio Bono Vox e, porque não, Roger Waters e David Gilmour, que esqueceram antigas desavenças e se reuniram depois de quase 25 anos separados em prol do Live Eight. Todos se envolveram causas sociais ou organizaram e se reuniram para eventos que movimentaram o mundo inteiro e voltaram os olhos da humanidade para questões realmente importantes.


QUEEN RADIO GA GA - JULY, 13 1985 LIVE AID AT WEMBLEY STADIUM AFRICA. from Rebento on Vimeo.

Feliz de quem gosta e tem uma verdadeira infinidade de bandas e artistas solos para ouvir. Nem que eu passasse o resto da noite escrevendo daria para citar quem é realmente importante na história do rock. São tantos nomes que eu prefiro indicar esse livro aqui. Só para constar, não dava para escrever um texto sobre rock sem ouvir uma grande banda. Eu escolhi Led Zeppelin e você?


Led Zeppelin from Cellso Moreira on Vimeo.

0 comentários:

[voltar ao topo]