segunda-feira, 19 de julho de 2010

Do Morro?

ImageHost.org

Estava devendo esse post pro Cultbox a um tempão e devia também para os meus “compadres” Rafael Montenegro e Mykaela Plotkin que fizeram o curta “Do Morro?”. O curta teve estréia no Cine PE deste ano, mas não parou por aí. Já participou do “Semana Paulista do Curta-Metragem” e fez bonito, ficou em 3º Lugar! Semana passada foi exibido lá em Minas, na sessão competitiva da 6ª Mostra Audiovisual de Cambuquira (MOSCA 6), no dia 17 de julho (quero saber como foi).

O curta aborda o maior fenômeno atual da música pernambucana, João do Morro. Sem ser preconceituoso ou “rotulador”, nos faz pensar e nos deixa uma grande pergunta. Será mesmo que João é do Morro? Hoje parece fácil responder, já que João do Morro não se apresenta só nas periferias e bairros distantes do centro. Hoje, João do Morro já se apresenta nas casas mais badaladas de Recife e já bateu até recorde, o de maior público da história do RecBeat durante o carnaval de Recife.

Para quem não é aqui de Recife e não sabe, o Palco Recbeat é voltado para o rock, pop, hip-hop, para músicas mais “cabeças”, e, desde o ano passado, para João do Morro.

ImageHost.org

É fato que suas músicas são bem polêmicas e tratam da verdade nua e crua das periferias brasileiras. Ele já foi comparado com Nelson Rodrigues e até mesmo com Bezerra da Silva. Exagero? Talvez não.

Não pense você que só aparecem pessoas achando João do Morro lindo e maravilhoso. Há também o outro lado da moeda. A ONG “Leoas do Norte”, inclusive, entrou na justiça contra o artista e querendo proibir a execução da música “Ei boyzinho”. A polêmica em torno do cantor é grande. Vale a pena você conferir. Para quem já viu, deixe seu comentário aqui.




Então, é do morro ou não é?

1 comentários:

Anônimo

Exagero sim, caros. João reflete a miséria dos morros em seus poemas (igualmente pobres) e ritmos que se assemelham ao grupo É o Tchan. E o filme, bem, nasceu para ser terceiro lugar mesmo.

[voltar ao topo]