segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pela Rua #2 - Barcelona, posa't guapa

ImageHost.org

Posa't guapa ("põe-te bonita, em catalão") é uma campanha da cidade para tentar deixá-la menos feia, cuidar do mobiliário urbano, etc. E também serve de lema para um post no qual queria mostrar algumas intervenções urbanas feitas pela própria população. Pode chamar de graffitti ou pixação também.

Barcelona, põe-te bonita

Para começar, o mais antigo que encontrei. Passeando pelo Bairro Gótico, pelo Born e pelo Raval, o mais antigo que encontrei foi medieval, rabiscos em pedra em catalão antigo. Mais velho que isso, só passeando por Roma, quando vi rabiscos de mais de 2.000 anos.

A street art mais antiga de Barcelona

Nem só de paredes vive o graffitti
É bastante comum, principalmente nos três bairros do antigo centro amuralhado da cidade, encontrar lojas cujas portas estão desenhadas com verdadeiras obras de arte. Ao invés do metal simples, ou de uma marca feia, alguém vem e faz coisas como isso:


Pinturas na porta de uma loja

Abra a sua cabeça

É algo tão comum que até a arte mais tradicional também aparece. Nesta porta, um toque de Mondrian:

Porta de lugar a la Mondrian

Raval, república alternativa
O Raval é um bairro cheio de imigrantes, gente de estilos de vida alternativos, hippies, artistas. Um CAC em forma de bairro. Em plena Rambla, quase em frente a uma estátua de um gato gigante feita por Botero, temos uma casa Okupa. Um movimento de gente que, ideologicamente, invade locais abandonados e começa a viver ali, protestando contra a especulação imobiliária. Claro que não têm boa parte das vantagens capitalistas, como água ou internet, e às vezes têm problemas com a polícia, justiça, etc, mas, enquanto estão ali, os sem-teto decoram o lugar de uma maneira bem peculiar.

Casa Okupa no Raval

Esta se chama Barrilonia, e os malucos quiseram pedir 5 euros pela foto que eu tirei na rua. Como eles não são capitalistas, ignorei solenemente. :P

Casa okupa no Raval

O Raval é tão alternativo que a associação de vizinhos do bairro também usou spray para indicar a sua localização, ao invés do letreiro tradicional.

Associação de vizinhos do Raval

Figurinhas, desenhinhos, ilustrações
Em Barna (não confundir com Barça, que é um time de futebol), é bem comum vermos figurinhas em vários lugares, principalmente depois que o Pez ficou super famoso. O site dele está aqui.

Durante o passeio, encontrei:

Um peixe (que não era do Pez):

Peixes, muitos peixes

Um coelho:

Coelho

Este bicho do zoião:

Olhinho

Este bicho-mulher fugido da viagem de Chihiro:

Detalhe de porta de casa abandonada

O stencil do cara sorrindo:

Carinha sorrindo com stencil

E o tão nordestino Corisco, não sei porque.

Corisco!

Arte alternativa alternativa
Não só de desenhos e ilustrações vive o homem pixador de Barcelona. Também de procurar novos lugares para expor a sua arte, como os capa-bêbados (um instrumento de tortura medieval que existe na cidade, para evitar que carros circulem pela calçada e que as pessoas embriagadas durante a noite tropecem e sofram acidentes). Notem, na perspectiva, que os outros não são pintados.

Capa-bêbado

Os escritores também tem o seu espaço. Esta frase está escrita em praticamente toda a cidade:

Liberta quae sera tamen

E este mural, para finalizar, é meu favorito. Textão ótimo para encontrar de madrugada.

Street art para copywriters

Bom, é isso. Uma pequena incursão em busca da beleza do lado sujo de Barcelona.

ImageHost.org

Mais sobre Alex Luna:

@tarrask // tarrask.com // The Worst Kind of Thief

4 comentários:

Anônimo

simplesmente show de bola esses registros

Andressa Serena

Eu simplesmente adorei!

Estava tentando formular uma matéria para o Avante7 (www.avante7.com.br) sobre o grafite (acho belíssimo!), será que poderia usar de suas imagens? Prometo dar créditos, hahaha!

Luiz Diniz

Conheci esse figura semana passada...eu estava lá em Barça. Ele é amigo do Diego Jucá, também publicitário e recifense. (conheci uns 3 publicitários brasileiros que moram por lá) Abraço.

Túlio Pinheiro

Caba bom! Post tb.

[voltar ao topo]