segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Leitura obrigatória

Algumas coisas de nossa infância ficam para sempre gravadas na mémoria. Para mim, Dinotopia foi uma delas. Lembro do meu primo Paulinho voltando de uma viagem à São Paulo, todo orgulhoso, com um livro enorme embaixo do braço (eram tempos pré-internet, não existia cultura de qualidade disponível em qualquer lugar). A capa luxuosa trazia a ilustração fantástica de um homem envolto pelas asas de um pteródáctilo. Era algo que nunca havia visto antes. Dinotopia - O Mundo Subterrâneo foi o primeiro livro com mais de 100 páginas que li, e o fiz em apenas um dia, tamanho era o fascínio.

A história de O Mundo Subterrâneo se passa em 1862, quando o naturalista Arthur Denison e seu filho Will escapam de um naufrágio e vão parar na ilha de Dinotopia, onde seres humanos convivem em harmonia com dinossauros. Brontossauros e pterodáctilos são usados como meios de transporte e, para variar, a ameaça vem dos terríveis tiranossauros que habitam florestas ao redor das vilas. O principal desses centros urbanos, a Cidade das Cachoeiras, é o lugar em que o cientista acaba construindo um pequeno submarino com o qual descobre um mundo subterrâneo. Lá, encontra habitantes e tecnologias ainda mais incríveis que os da superfície.

O autor, o artista gráfico americano James Gurney, famoso por suas ilustrações sobre arqueologia e civilizações perdidas para a revista americana National Geographic, consegue a proeza de colocar o leitor dentro desse mundo fantástico. O mesmo universo é explorado em outros três livros: Dinotopia: A Land Apart From Time, First Flight e Journey to Chandara.

Em 2002, o Hallmark Channel produziu uma minissérie televisiva de $86 milhões e foi até bem recebida pelo público, chegando a ganhar um Emmy por melhores efeitos visuais.

Site oficial: www.dinotopia.com

0 comentários:

[voltar ao topo]